8 dicas para acabar com a ansiedade

acabecom
7 Flares Twitter 0 Facebook 7 Google+ 0 7 Flares ×

A ansiedade pode ser considerada o grande mal da atualidade, com a correria do dia a dia, o trânsito caótico, as mil tarefas que temos que fazer em pouco tempo, a cobrança de sempre ser perfeito, nos torna uma pessoa angustiada, aflita e estressada.

Você lembra-se do seu primeiro dia de aula em uma escola nova, quando deu seu primeiro beijo ou quando foi prestar o vestibular?  Esses são exemplos de momentos de ansiedade normais para qualquer ser humano, no organismo funciona como um aviso que nos alerta sobre o desconhecido ou qualquer tipo de perigo eminente, o problema está quando a ansiedade afeta demasiadamente a nossa vida e torna-se uma ansiedade patológica.

Mas quando a ansiedade torna-se patológica?

ansiedade

Primeiro, quando a ansiedade aparece sem que haja um estímulo, a pessoa fica ansiosa sem nenhum motivo aparente, tem palpitações, soa frio. Segundo, quando ela aparece relacionada a estímulos que normalmente não gerariam ansiedade ou quando se tem reações muito drásticas a estímulos que normalmente teriam de desencadear respostas menores por parte do indivíduo. Ela atrapalha o seu trabalho, o estudo, a concentração e etc.

A ansiedade está ligada ao pensamento de que temos que ser perfeitos, realizar tarefas o mais rápido possível e da melhor forma. Porém você não se deve deixar levar por esses pensamentos ruins. Outro ponto a destacar é a necessidade que muitas pessoas sentem em que as coisas devem acontecer do seu jeito e na hora em que deseja, além do fato que uma pessoa ansiosa auto se deprecia, afirmando que não consegue fazer algo antes mesmo de realizar a ação.

Para eliminar a ansiedade da sua vida, você deve abandonar os seguintes pensamentos negativos:

1-      Negação: “Eu não aceito, eu não tolero”.

2-      Autodepreciação: “Não vou conseguir fazer isso e aquilo. Aquela pessoa não gosta de mim. Eu sou horrível.”

3-      Prepotência: “Eu não posso errar, tenho que ser perfeito”.

4-      Arrogância: “As coisas tem que ser do meu jeito e agora.”

O Dr. Leo Fraiman, psicoterapeuta dá 4 dicas para ajudar a se livrar da ansiedade:

1 – Pratique esporte.

2- Faça meditação, pilates ou ioga.

3– Procure estar em dia consigo mesmo, pratique o autoconhecimento e tenha claro o seu foco de vida.

4- Converse com um bom amigo, uma pessoa que te escute e que possa conversar sem receios. Se tiver vontade, chore. Muitas vezes precisamos apenas chorar para nos sentirmos melhor.

Quando estiver com uma crise de ansiedade, inspire e expire contando até 100, isso fará com que seus batimentos cardíacos e as ondas cerebrais sejam diminuídos.

Você deve colocar em mente que os erros acontecem e nos ajudam a crescer e na vida há momentos de acertos e erros, onde cabe você lidar com isso. Não tente controlar tudo, cobre-se menos, a vida é muito curta para se preocupar com tantos detalhes. Ame-se!

Deixe seu comentário.