Timidez: 4 dicas infalíveis para superá-la

Falar em público é visto como um problema para diversas pessoas. Você lembra-se de já ter ficado com vergonha quando criança ao apresentar um trabalho para a classe inteira? Ficamos nervosos, muitas vezes até esquecemo-nos dos assuntos, mesmo tendo passado horas estudando, com o coração disparado e até soamos frio.

Segundo Bernardo Carducci, professor de psicologia, cerca de três entre quatro pessoas sofrem em algum momento com a timidez. Ela está relacionada ao medo, um medo irracional de falar, ser humilhado ou ignorado.  Mesmo não sendo considerada uma doença mental, a timidez é um obstáculo para alcançar o sucesso, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Uma pessoa tímida tende a ver-se sempre como inferior, preocupar-se com coisas que está fazendo de errado quando está próximo a outras pessoas, evita algumas situações e frequentar determinados lugares, até não diz sua opinião por medo de exposição ou represálias.

Confira agora 4 dicas infalíveis para superar a timidez.

1-      Ame-se: O primeiro passo para superar a timidez é começar a gostar de si mesmo e de suas atitudes. Você é uma pessoal incrível e não deve deixar os seus medos tomarem conta da situação. Tire um tempo para ler, fazer alguma atividade que gosta e todos os dias diga em frente ao espelho: EU ME AMO!

2-      Respire: Quando estiver em uma situação de ansiedade e de medo, conte até 10, transpire lentamente, isso fará com que se sinta melhor, relaxado e descontraído.

3-      Foque em outras pessoas: Durante uma conversa foque nas outras pessoas, assim você deixará de estar preocupado como está agindo e como as pessoas lhe julgarão.

4-      Pratique: Esqueça o medo de iniciar uma conversa, tente procurar um assunto para iniciar o contacto com alguém. Assim, você verá como a interação social pode ser natural.

Dica bônus: Peça ajuda, converse com pessoas próximas a você, diga a situação para que elas possam te ajudar.

Gostou das minhas dicas? Coloque-as em prática e me deixe informada do resultado. Vou adorar saber.

Leave A Response

* Denotes Required Field